Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > CAPS ESPERANÇA COMEMORA SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL EM SIMONÉSIA
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CAPS ESPERANÇA COMEMORA SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL EM SIMONÉSIA

  • Publicado: Terça, 21 de Mai de 2019, 10h53
imagem sem descrição.

Em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial que é celebrado em 18 de maio, com o tema “Direitos às diversas gentes, de mãos dadas contracorrentes” o Centro de Assistência Psicossocial “Caps Esperança de Simonésia” (CAPS I), realizou durante toda semana 13 a 17 de maio atividade internas. Dia de beleza, maquiagem, palestra e muito carinho foram ingredientes que marcaram a semana dos pacientes. Na manhã desta sexta-feira (17), a equipe serviu uma mesa com café e frutas, no horário de almoço o cardápio foi especial com direito a sobremesa.

O dia 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, marca no Brasil o movimento por uma sociedade sem manicômios, além de questionamentos relacionados ao estigma social em torno dos transtornos.A Psicóloga Hérica Muruci Oliveira Machado, falou sobre a importância da semana de atividades. “Esta semana foi muito especial para nossa equipe do CAPS, todos comprometidos e não medimos esforços para realizarmos as atividades. Obrigado a todos que direto ou indiretamente contribuíram para esta semana abençoada. Essa data deve ser comemorada para que todos se lembrem, das lutas diárias de quem sofre com os problemas. A nossa luta é todo dia, mas paramos um dia para relembrar a todos da importância de tratamentos sem internação em manicômios. O intuito do projeto, também, é extinguir o preconceito que ainda existe com essas pessoas” destacou.

O movimento surgiu em 1987, durante o II Congresso de Trabalhadores da Saúde Mental, quando profissionais da área se mobilizaram para protestar contra os métodos desumanos e cruéis utilizados com os usuários do sistema de saúde mental.

Assessoria de Comunicação

#EuRespeitoSimonésia

registrado em:
Fim do conteúdo da página